terça-feira, 22 de julho de 2008

Desculpe doutor, mas pedofilia não é doença não.

No curso de Economia na Ufal, o saudoso professor Luiz Fernando Oiticica Lima costumava gozar com a turma; éramos 30 alunos na sala e ele dizia: Aqui só tem dois economistas; o resto vai ser datilografo na Fiplan.

(Fiplan era a Fundação de Planejamento, que realmente empregava muita gente)

Lembro-me dessa passagem para ilustrar que o fato de possuir diploma de nível superior não credencia ninguém, à priori, à nada. Vamos lembrar que o melhor ministro da Fazenda da história recente do País é um médico; e o melhor ministro da Saúde da história recente do País é um economista.

Pois bem; a propósito do post sobre pedofilia fui mal-interpretado e quero dar alguns esclarecimentos. Antes, devo afirmar que sou empirista radical – eu só acredito naquilo que pode ser demonstrado.

Exemplo: o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos porque 5 ao quadrado é 25 (hipotenusa); 4 ao quadrado é 16 (cateto A) e 3 ao quadrado é 9 (cateto B). Somando-se os dois catetos ( 16 + 9) é igual a 25 e, assim, está demonstrado a veracidade do Teorema de Pitágoras.

É diferente de tratar a pedofilia como doença. Primeiro, a pedofilia não é doença – é um ranso que parte da humanidade não conseguiu se livrar, ainda que remonte da pré-história da humanidade. Quando me refiro à história da origem da humanidade não levo em consideração a Bíblia, pois Gênesi é ficção – Adão e Eva são tão verdadeiros quanto o Saci Pererê e a Caipora.

Em segundo lugar, ao tratar a pedofilia como doença protege-se o pedófilo – que antes ia para a cadeia e hoje vai para o hospital. Foi isso o que quis dizer e não me interessa se a definição da pedofilia como doença tenha partido de cientista. Cientista também erra e, neste caso, ao definir a pedofilia como doença esse cientista deu argumento ao pedófilo – que, agora, ao invés de ser preso é internado.

O pior é que se debate o aumento de casos de pedofilia! Não é incrível, isto? É hipocrisia, mas é incrível.

Peço desculpas aos que não gostaram, mas ninguém vai me convencer do contrário; seria negar minha condição de empirista. Eu só mudo de opinião se a tese for demonstrada tal qual o Teorema de Pitágoras.

Pedófilo tem de ir para a cadeia e não para hospital!

PS – Tirado de um blog aqui de nossa capital, Maceió/Alagoas. Blog do Bob.

Nenhum comentário: