sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que são vírus, spyware, trojan, adware e malware



No cotidiano do usuário de computador, muito se comenta dos maleficios oriundos de vírus, trojan, spyware, adware e malware.

No entanto, eles não são todos vírus, nem iguais. Eles são todos malwares, isso sim. Malware é a combinação das palavras inglesas malicious e software (programas maliciosos). Ao infiltrar-se no computador (sistema), realizam diferentes ações: Danos em arquivos de dados ou programas, roubo de informações, spam (mensagem eletrônica não-solicitada) e outros.

Quase a totalidade desses malwares entram em ação sem que o usuário do computador perceba. Os malwares se dividem nas categorias: vírus, worms, trojans, rootkits, spywares, adwares e outros menos conhecidos.

DICIONÁRIO DOS MALWARES

Vírus: Termo aplicado por causa da reprodução desses arquivos. Não é à toa que a palavra vírus é a que mais circula quando o assunto é perigos de computador. Os vírus se diferenciam dos outros malwares por sua capacidade de infectar um sistema, fazer cópias de si mesmo e tentar se espalhar para outros computadores, analogamente a um vírus biológico no ser humano.

Worm: Esses vermes não são inofensivos. Um worm (verme, em inglês) se utiliza de uma rede para se espalhar por vários computadores sem que nenhum usuário interfira neste processo. Enquanto vírus buscam modificar e corromper arquivos, os worms, costumam consumir banda de uma rede.

Trojan: Forma abreviada de Trojan Horse (cavalo de tróia, em português). Executam ações encapsuladas, por exemplo: Um arquivo que você baixou como um protetor de telas, mas, depois da instalação, diversos outros programas ou comandos também foram executados; Você recebe um conteúdo de email que acha ser uma coisa, mas ao abrir transforma-se ou executa algo que você não esperava ou não foi alertado.

Rootkit: Os rootkits englobam alguns dos mais escabrosos malwares já conhecidos. Eles almejam simplesmente o controle do sistema operacional sem o consentimento do usuário e sem serem detectados. Têm a capacidade de esconder-se de programas antivírus, e quando são detectados, impedem de serem deletados.

Spyware: Spy, em inglês, significa espião, e foi com essa característica que os spywares surgiram. Iniciamente monitoravam páginas visitadas e outros hábitos de navegação para informar os autores. Atualmente são para roubo de informações pessoais (como logins e senhas) e também para a modificação de configurações do computador.

Adware: São malwares que exibem, executam ou baixam anúncios e propagandas automaticamente e sem que o usuário possa interferir. Adwares são mais chatos do que perigosos. Eles atualmente, são considerados uma categoria de software, uma vez que eles têm a intenção de divulgação, e não de prejudicar o computador.

Nunca é demais redobrar os cuidados no uso de seu computador, principalmente quando navegando na internet.
Tenha sempre programas de proteção (antivírus, antispyware, etc.) atualizados.

Conhecer um pouco mais, nunca é demais. Demonstre o seu interesse, comentando e sugerindo.

Nenhum comentário: