terça-feira, 5 de junho de 2007

30 dicas direção econômica

30 dicas de direção econômica
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1. Calibragem de pneus
Com o pneu descalibrado, além de aumentar o seu desgaste, aumenta também o consumo de combustível em até 5%, pois aumenta a banda de rodagem, o arrasto, a aderência e o peso, exigindo mais aceleração. Mantenha sempre seus pneus calibrados.

2. Vidros abertos em rodovias
Trafegar com os vidros abertos em rodovias provoca o que chamamos de efeito balão, ou seja, o vento entra no interior do veículo alterando sua aerodinâmica e conseqüentemente sua performance. Se for realmente necessári a a abertura dos vidros , abra todos os demais vidros na mesma proporção, mantendo assim equilíbrio da circulação.

3. Nível do combustível
Rodar com o tanque de combustível cheio ajuda na pressão da bomba . Por isso, com o tanque em nível baixo (reserva), o consumo é maior. Mantenha seu tanque de combustível acima de ¾ sempre que possível.

4. Chaveiro
Quando se usa junto com a chave do veículo um molho de chaves pesado, com o movimento, prejudica -se o miolo de ignição do veículo, danificando-o com o tempo. Tenha um chaveiro exclusivamente para a chave de seu veículo.

5. Estacionamento
Estacionar com uma das rodas em cima da calçada ou guia provoca torção no Chassi, comprometendo o fechamento das portas e afetando o alinhamento da suspensão. Verifique sempre este fator ao estacionar seu veículo.

6. Vidros elétricos
Os vidros elétricos devem ser fechados um de cada vez. Reparem que os veículos novos que possuem trava de porta elétrica com fechamento automático dos vidros, fecham um de cada vez, para evitar o desgaste da bateria. Feche os vidros elétricos do seu veículo com ele ainda em funcionamento.

7. Acessórios
Não acione a partida de ignição do seu veículo com nenhum acessório ligado (lanterna, som etc.) . Isso exige muito da bateria, forçando-a a um desgaste desnecessário e reduzindo sua vida útil. Ligue todos seus acessórios somente com o motor do seu veículo em funcionamento.

8. Partida
Dê a partida de ignição do seu veículo com o pedal da embreagem pressionado . Isso deixa o motor mais leve, economizando a bateria. Ao dar a partida de ignição em seu veículo acione a chave até que acendam as luzes do painel, aguarde por pelo menos 10 segundos e acione.

9. Óleo
Você sabe quais as especificações do óleo da última troca que você fez? Você costuma deixar essa decisão para o frentista? Fique atento, pois ele pode ter colocado um óleo 10w-40 (óleo sintético), enquanto que o ideal poderia ser um óleo 20w-50 (óleo mineral), ou vice-versa, podendo ser insuficiente sua viscosidade, comprometendo a vida útil do seu motor. Verifique as especificações do seu veículo.

10. Injeção eletrônica
Se houver a necessidade de retirar a bateria de Carros que possuem Injeção Eletrônica, Computador de Bordo e outros dispositivos elétricos, evite recolo car a bateria de imediato, pois pode provocar alguma pane no sistema. Sugerimos que espere por 15 minutos.

11. Peso do veículo
A cada 50 kg a mais que você transporta em seu veículo, equivalem a 1% de aumento no consumo, seja de combustível, desgastes de suspensão, pneus e etc... Evite transportar cargas desnecessárias em seu veículo.
12. Combustível

Saiba de algumas dicas para identificar um possível combustível adulterado:
O consumo aumenta sem motivos; Desempenho prejudicado principalmente e aclive; Dificuldade na ignição com o motor frio; O veículo não se mantém na marcha lenta (“morre” aleatoriamente).
Sons de pino do motor batendo ao acelerar o veículo (a combustão ocorre em momento errado).

13. Marcador de combustível
Rodar com o tanque de combustível cheio, ajuda na pressão da bomba, por isso, com o tanque na reserva, o consumo é maior. Procure manter pelo menos ½ tanque.

14. Partida com motor frio
Não há qualquer vantagem ou necessidade em aquecer o motor antes de partir com seu veículo, aqueça-o em movimento. O veículo sem injeção eletrônica se houver a necessidade de aquecer o motor para evitar que ele falhe, aqueça-o em aceleração constante.

15. Controle do consumo de combustível
Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida, faça esse acompanhamento periodicamente, se houver variações, pode ser um sinal de combustível adulterado, motor desregulado etc...
Saiba que haverá variações no consumo entre rodovias e vias urbanas, principalmente em congestionamentos.

16. Regulagem do motor
O motor desregulado pode consumir até 60% a mais de combustível que o normal, esteja sempre atento à regulagem do motor, a manutenção preventiva é muito mais barata que a manutenção corretiva.

17. Velas de ignição
Com apenas uma das velas falhando em seu veículo, você pode ter o consumo de combustível aumentado em até 10%. Verifique periodicamente também os cabos das velas.

18. Velocidade
Um veículo a uma velocidade de 80 km/h pode ter seu consumo de combustível reduzido em até 20% se comparado a uma velocidade de 100 km/h.

19. Óleo do motor (2)
Existem alguns detalhes no que diz respeito à troca de óleo que são fundamentais que você saiba, verifique as recomendações do fabricante e a quilometragem para cada troca, mas se você circula com seu veículo sempre em pequenos trajetos, congestionamentos, não costuma trafegar em rodovias, recomendamos que a troca de óleo seja feita na metade do tempo recomendado pelo fabricante.

20. Filtro de Ar
O filtro de ar obstruído perde suas funções de proteção a sujeiras, impedindo a entrada de ar no sistema de injeção eletrônica, gerando maior consumo.

21. Freios
Evite frear seu veículo quando inevitavelmente passar por um “buraco” na via, com o acionamento dos freios à roda pode travar gerando um impacto maior, o que sobrecarrega a suspensão, o pneu e o próprio sistema de freios.

22. Pneus
Apoiar o pneu na guia ou meio fio faz com que ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto (roda/pneu).

23. Lombada ou “Quebra Molas”
Ao deparar-se com uma lombada ou quebra molas, nunca passe transversalmente (cada roda de uma vez) isso pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção na carroceria do seu veículo, o que pode empenar o monobloco.

24. Embreagem
Não usar o pedal de embreagem como apoio dos pés, as alavancas desse sistema são responsáveis por multiplicar de 08 para 400 quilos o peso aplicado sobre o pedal. O pé constantemente apoiado sobre o pedal acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.

25. Mão na alavanca de câmbio
Dirigir com a mão apoiada sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça fundamental na ligação entre o câmbio e as engrenagens da transmissão) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.

26. Ligar uma bateria em bom estado na descarregada (a famosa “chupeta”)
Se for necessário esse procedimento, tome cuidado para não inverter os pólos. Isso poderia queimar a central eletrônica, que poderá custar mais de R$ 1.000,00 dependendo do modelo do veículo.

27. Pegar no Tranco
Em carros com injeção eletrônica, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de oito volts. Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e “pular alguns dentes”, quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande. E outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador. O mesmo deve ser evitado em carros com Carburador (sem injeção eletrônica), pois pode no mínimo, desregular o ponto.

28. Cano de Descarga (Escapamento)
A qualquer sinal de ruídos estranhos (o escapamento está barulhento), é sinal de que, ou está furado, ou está vazando compressão por uma de suas juntas. Isso, além de provocar barulhos excessivos, também altera o rendimento e o consumo. Também aconselhamos a manutenção preventiva, pois uma simples borracha de sustentação quebrada, pode danificar o escapamento.

29. Banguela
Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo. Além disso, essa prática, mantém o motor em baixa rotação, e com o vento forte no radiador, reduz a temperatura drasticamente, podendo gerar um choque térmico que provoca a queima da junta do cabeçote e trincas na carcaça.

30. Última acelerada
Motoristas que têm esse hábito antes de desligar o carro não sabem que isso só serve para desperdiçar combustível e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.

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