segunda-feira, 21 de maio de 2007

CDs danificados como recuperar

Aprenda neste mini tutorial como recuperar as suas mídias de cds danificadas.

Na grande maioria das vezes, o problema é bem simples: sujeira!

Um CD é lido através de um feixe de laser que varre a superfície do disco. Se esta superfície está suja, ou gordurosa, ou por exemplo com impressões de dedo, as chances são grandes de que este feixe de laser não consiga ler adequadamente a superfície, ou o fará com imprecisão, e informará uma condição de erro para seu sistema.

No caso de CDs de dados (CD-ROM), o CD não é lido corretamente pela unidade, dando erro de leitura. Já no caso de CDs de áudio, o CD "pula" quando colocamos para tocar.

Grande parte dos usuários de mídias não se atentam aos cuidados básicos para manter os discos em boas condições de uso. Com isso as mídias acabam ficando com arranhões, sujeiras, gorduras, etc. Sem contar que em alguns casos, principalmente em cds de áudio, é comun do usuário deixar estes no interior de veículos estacionados onde o calor acaba deixando os discos "empenados" !!!

Muito cuidado com mídias que estejam trincadas, pois estas dentro do leitor girando à elevadas velocidades podem se partir danificando internamente o leitor. Mídias trincadas devem ser descartadas e inutilizadas.

A primeira providência ao encontrar um CD dando erro de leitura é fazer uma inspeção visual nas condições do mesmo, veja se a mídia possue arranhões, sujeiras, etc.


Sujeira

Caso apenas seja sujeira que está em sua superfície que está impedindo a sua leitura, você poderá proceder com uma limpeza. Você pode lavar o CD suavemente com um pouco de detergente neutro, usando os dedos da mão para limpar o CD. Não é aconselhável o uso de esponjas, pois a esponja pode arranhar o CD. Para secar, prefira colocar o mesmo encostado em algum lugar, como um escorredor de louças, e deixe secar sozinho. Mas nada de colocar no sol.

Importante.: Para limpar a superfície do CD, use os dedos ou na pior das hipoteses uma peça de pano bem macia e limpa, tipo uma flanela, e movimente da parte interior para a parte exterior do disco.

Após esta limpeza, tente ler novamente a mídia. Se continuar dando erro, experimente ler ou tocar o CD em outra unidade. Se em outra unidade o CD estiver apresentando o mesmo sintoma, dando erro de leitura ou pulando, então provavelmente ele deve estar arranhado.


Arranhões

Olhando contra a luz a superfície de gravação (o lado oposto ao do rótulo) de um CD com problemas, você conseguirá facilmente identificar um ou mais arranhões existentes. Os dados de um CD estão gravados em uma camada metálica dentro dele. Essa camada metálica é envolvida por uma camada plástica transparente (policarbonato), que tem justamente a função de proteger a camada metálica do CD e permitir que um rótulo seja impresso no lado que não é usado para a leitura.

A unidade leitora de CDs utilizam um feixe laser para ler a camada metálica. Esse feixe laser atravessa a camada plástica transparente e efetua a leitura. Se a camada plástica estiver arranhada, o feixe não consegue ultrapassá-la, dando erro de leitura ou "pulando" a música. Ou seja, os dados a serem lidos ainda estão dentro do CD, o problema é em sua camada plástica.

Cabe lembrar também que o lado do rótulo (etiqueta) é o lado mais frágil. Pois arranhões neste lado podem danificar a parte metálica, ou até mesmo perfurar esta parte, danificando a mídia.

Como o conteúdo do CD está preservado, é possível recuperar um CD arranhado fazendo um polimento da sua superfície plástica. Pode parecer estanho, mas a maneira mais econômica de tentar consertar um CD danificado é com pasta de dente. Você deverá esfregar com um pano/flanela de dentro para fora do CD, na direção oposta da direção de leitura do CD. Em alguns casos também é indicado o uso de um chumaço de algodão sobre os arranhões.

Após ter removido os arranhões, limpe o CD na água. Se ainda existirem arranhões que a pasta de dentes não removeu, use um polidor de metais (Brasso), da mesma maneira descrita. Por fim, passe vaselina na superfície do CD, bem suavemente, no sentido de dentro para fora.


Outras soluções

Existem no mercado máquinas de polimento especiais para cds. Você pode quem sabe opter informações em locais onde se vendem mídias virgens para saber de algum local que faça este tipo de polimento.

Além é claro, você também poderá optar em soluções via software. Existem programas especializados na recuperação de dados em mídias danificadas. Veja alguns exemplos.:

• CD Data Rescue. Este programa recupera dados de um CD-ROM, CD-R, CD-RW danificado ou defeituoso. Ele usa algoritmos que permite recuperar dados que o Windows não consegue ler. Inclusive este programa consegue recuperar DVDs.

• CD/DVD Diagnostic. Permite que você teste, examine e recupere dados do seus discos de CDs e DVDs.

• IsoBuster. Permite que você explore o arquivo de sistemas de um CD, ignorando o Windows e suas limitações. Permite leitura de CDs considerados "não legíveis" pelo Windows pois possui mecanismo próprio de tratamento de erro de leitura.


Considerações Finais

Sempre tente fazer a recuperação com o gravador de CD ao invés de um leitor comum. Os gravadores de CD/CDRW são mais precisos e tolerantes a problemas em trilhas, podendo ler mesmo que no leitor apresente problemas.

Estas descrições acima são apenas algumas dicas, mas não garantimos que nenhuma das soluções irá resolver seu problema, ou que com o uso das mesmas, a situação piore ainda mais. Mas não custa tentar!!

Caso os dados na mídia são de extrema importância, você deverá procurar por empresas especializadas.

Espero que este mini-tutorial venha a lhe ajudar e tirar do sufoco. Boa sorte!!

Fonte: www.kanenberg.com

Nenhum comentário: