segunda-feira, 21 de maio de 2007

O que é elegante e cafona na Música Popular Brasileira?

Matéria publicada no site http://www.acontece.com
por
Edmar Bernardes da Silva*

Caetano Veloso e Fernando Mendes
Vítimas do Mau Gosto Jornalístico

Outro dia navegando pela internet a procurar mais informações sobre os filme Lisbela e o Prisioneiro de Miguel Arrais, deparei-me com o preconceito jornalístico no artigo escrito pelo Pedro Alexandre Sanches intitulado:- Trilha de Lisbela e o Prisioneiro peca pela cafonice - 30/07/2003-. O jornalista citado acima usa a construção à confundir os territórios da elegância e cafonice. Gostaria de perguntar ao prezado jornalista: o que é elegante e cafona na Música Popular Brasileira?

Um país que lançou para o mundo inteiro a super cafona e machista Garota de Ipanema, que no fundo conta à história de um velho (ou pode ser um novo) tarado sexual que senta por horas e até dias na mesa de um bar na praia e fica olhando mulheres vestidas em traje de banho e fica a praticar a sua masturbação mental todos os dias. Isso é o que chamo de cafonice! Não vou usar o termo brega, porque, esse termo não existe na língua portuguesa, e faz ainda mais cafona e vulgar àqueles que o usam para criticar os outros de forma cruel.

Não conheço e nunca ouvi o trabalho do cantor e compositor Fernando Mendes. Fiquei conhecendo ele através do Caetano Veloso que canta -Você Não Me Ensinou a Te Esquecer- composta pelo Fernando. Eu não sou um fanático por canções românticas e talvez por isso detesto o Roberto Carlos, no entanto, no meu ponto de vista o Caetano Veloso deu um toque universal e clássico na canção do Fernando -Você Não Me Ensinou a Te Esquecer-. O Brasil é a única nação do mundo que classifica música olhando a posição social de quem escuta e compra a música. Como pode um país brega em comportamento ser tão preconceituoso com a sua própria breguice?

No Estados Unidos música POP é música POP e inclui tudo e todos. No Brasil aqueles que se consideram melhor do que os outros, classificam a música feita no Brasil em MPB quando o produto vem do Nordeste, ou se é samba ou bossa nova. Porém se a música é feita para o povo em geral os críticos em geral chama o estilo de brega. Uma atitude provinciana e ultrapassada, porque, um bom intelectual e crítico também deveria respeitar gostos, estilos e artistas em geral. No meu ponto de vista MPB é toda música feita no Brasil e escrita em língua portuguesa. Música popular é tudo escrito e cantado pelo povo na língua oficial do país de origem.

No final o Caetano Veloso que é um intelectual, bom compositor, excelente músico e bom cantor conseguiu fazer da canção -Você Não Me Ensinou a Te Esquecer- uma pequena obra prima da MPB no Brasil. O povo gostou tanto que a canção entrou nas paradas musicais, ganhou prêmios no Brasil e foi nomeada para o GRAMMY LATINO 2004. Tenho certeza que o cantor e compositor Fernando Mendes está se sentindo muito orgulhoso de ver a sua canção cantada de forma universal com um toque clássico por um dos maiores nomes da música popular brasileira. Despeito e negativismo deveriam ser classificados como brega se um dia essa palavra horrenda for incluída no vocabulário da língua de Camões!


*Edmar é escritor, Geógrafo, Professor Universitário de Geografia, Historiador, Jornalista. Bachalerado em História pela Florida Atlantic University e Mestrado em Geografia também pela Florida Atlantic Univesity. Atualmente e estudante do doutorado em Educação (Currículo e Instrução - Ciências Sociais) na Florida Atlantic University na Florida. Quatro livros publicados e vários artigos publicados em revistas e jornais no Brasil e em Portugal. Atualmente escreve artigos de nível acadêmico. journalistbr@hotmail.com



2 comentários:

Thiago de Góes disse...

Excelente post. Citarei e linkarei este post em meu blog, nospróximos dias. Parabéns pela qualidade do conteúdo!

Anônimo disse...

Por que nao:)